Canadá aprova primeiro ETF de Bitcoin do mundo
- Carlos Alexandre Rodrigues

- 10 de mar. de 2021
- 1 min de leitura
Os ETFs (sigla em inglês para Exchange Traded Funds) são fundos de investimento negociados em bolsa de valores pelo mundo, funcionam como um “espelhamento” de determinados índices do mercado – como o índice Ibovespa ou a Nasdaq americana, por exemplo. Assim, quem opta por investir em um ETF, acaba por investir em todos os papéis que compõem determinado índice, sem ter de comprar todos os papéis (ações, por exemplo) que compõem o referido índice, simplificando o investimento, ao mesmo tempo em que o diversifica.
A novidade é que os primeiros ETFs de Bitcoin do mundo foram lançados no Canadá no mês de fevereiro, devidamente aprovados pelos reguladores canadenses para negociação via TSX exchange, a bolsa de valores do Canadá.
Deste modo, no caso de um investimento em ETF em Bitcoin, os investidores teriam acesso à moeda digital por um meio simplificado - sem realmente possuir Bitcoin, mas sim confiando a custódia e a gestão das criptomoedas a gestores de fundos por uma pequena taxa.
Mais do que significar a maturação já mencionada em outros posts da moeda digital – visto, por exemplo, a partir da aquisição de Bitcoins por empresas consolidadas –, tal aprovação pode significar também um sinal forte de que outros países, como os EUA e o Brasil, também podem trilhar o mesmo caminho.


Comentários